Bueno, com tanta (pouca) coisa aqui já me esquecia das fórmulas que apareceram nas aulas.
Ora bem, acontece que, ao serem reflectidos, todos os objectos têm que ser alvos de raios de luz que, por sua vez, vão embater no espelho e criar a imagem (virtual "dentro" do espelho, real fora deste - a tratar mais tarde).
O fenómeno processa-se da seguinte maneira: os raios de luz partem da fonte, chegam ao objecto (depois de um qualquer número de desvios do caminho inicial) e este reflecte-os. Daí vão para o espelho e são reflectidos deste. reflectido no espelho, fica a imagem simétrica do objecto.
E onde está a fórmula?
Bem, a verdade é que tudo isto se traduz matematicamente e a fórmula aqui em destaque é a dos raios de luz que vão do objecto ao espelho e do espelho para onde quer que seja que vão.
Dá-se que os raios de luz reflectidos pelo objecto, ao incidirem no espelho, apresentam um ângulo, que é facilmente obtido e que será sempre igual ao ângulo de reflexão (e vice-versa) do mesmo raio. A estes ângulos chama-se ângulos de incidência. A fórmula apresenta-se, então, sob a seguinte forma: (alpha)i=(alpha)r
É a partir desta fórmula que é possível determinar a localização da imagem, real ou virtual, do objecto.
in, o MEU caderno de Óptica e Teoria da Cor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário