terça-feira, outubro 27, 2009

Sombra de luz

Será que a luz, com propriedades de matéria, mas não sendo matéria, tem sombra (projectada e/ou própria)?
Ora, a primeira coisa a fazer é perguntarmo-nos o que é sombra? Sim, sim. Estão a pensar que sabem o que é sombra não é verdade? Quem é que não sabe que é a ausência de luz causada por um objecto opaco? Estou certo não é verdade?
NÃO!
-.-
Mania de se armarem em espertos e confiarem em estranhos... Uma sombra é uma área que a luz directa não atinge por obstrução de um objecto. Ora pergunto-me eu se (aqui num "à parte") existem sombras não visíveis... Existe luz não visível portanto é normal pensar que exista sombra não visível. Ou será que a sombra é a definição, apenas e exclusivamente, do fenómeno que se dá à obstrução da luz visível?
Continuando: Agora que definimos (ou seja, eu defini e vocemecês leram (os que leram)) o que é sombra (em termos "mais ou menos", como diria o s'tor) e que sabemos que a luz tem partículas, o que faz com que tenha propriedades de matéria, é possível que a luz por si faça sombra? Ou seja, é possível que a luz seja o objecto que obstrui a luz?
A minha resposta, a partir do que consegui averiguar por aí, é: depende.
Depende por que, por exemplo, fogo (uma fonte de luz) tem sombra, apenas é necessário que exista um foco de luz maior e mais itenso para que esta seja visível (já agora, sabíeis que o fogo pode ser invisível? pesquisem). A luz em si, sendo, bem, LUZ! não tem sombra (ainda tenho que averiguar isto mais fundo, mas tenho QUASE a certeza (pelo que vi até agora) que não faz sombra de qualquer tipo a partir d luz). Já agora, o fogo só tem sombra projectada. Nada de sombras próprias.
Ei-de tratar o tema em maior profundidade mais tarde. Isso e a parte da sombra invisível, parece-me interessante.
Tah, tah.

Sem comentários:

Enviar um comentário