sexta-feira, outubro 16, 2009

Fotão

Estamos nós nestas andanças, a "falar" de luz e a maneira como refracte e reflecte (isso é a seguir, já agora) e ainda não sabemos exactamente o que é um fotão.
Ora bem, indulge yourselves.
Photon
Photon (segundo a Wikipédia)
E, para aqueles que não têm mais nada que fazer: The Nature of Light: What is a Photon?
Acontece que o fotão é para um campo electromagnético o que um empregado é para uma grande empresa, O Peão! Isto dito, um fotão é infinitamente mais interessante na sua posição de pião (sim eu sei escrever).
É uma partícula elementar, não tem massa* e é governado por física quântica (Du Du du DUUNN!!! Surpresa, surpresa!) exibindo dualidade de onda-partícula, isto é, pode ter comportamentos de onda e de partícula (mais uma vez, acho que já vimos alguma coisa - que, por acaso, é constituída por fotões - que tem estas qualidades).
Pelos vistos, o conceito moderno de fotão foi desenvolvido por nem mais que o nosso caro Einstein, gradualmente, uma vez que este se encontrou com alguns problemas do modelo de ondas de luz. Já haviam sido tentados vários modelos semiclássicos de representação da luz mas ainda baseados nas equações de Maxwell.
Com a descoberta do fotão, enormes avanços foram efectuados na física experimental e teórica (ver laser). Vejam lá, até nos computadores e comunicação óptica. Quantos de vós, gentes, seríeis capazes de viver sem Maçãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário