segunda-feira, outubro 12, 2009

Refracção da luz

Antes de mais, queria fazer notar que o post anterior foi criado assim propositadamente. Quer isto dizer que, como muito bem referiu um fellow blogger *coff*Mateus*coff*,eu não expliquei o conteúdo dos links que apresentei uma vez que estes eram interactivos.

Isto tratado, avancemos.
Today's item: Light Refraction
Ora a refracção da luz resume-se muito facilmente à adulteração do caminho e velocidade do raio de luz com a passagem de um material para o outro e.g.: do ar para o vidro e do vidro de volta para o ar. Aqui é que "a coisa fia mais fino" (ver aula de Óptica e Teoria da Cor do ISEC, 3h/semana). Ora, dependendo do meio que vai atravessar, o raio diminui de velocidade e dobra numa direcão ou aumenta de velocidade e dobra noutra.
Segundo o site "The Physics Classroom", o raio de luz dobrará na direcção do "normal" quando entrar num meio em que se desloca mais lentamente e afastar-se-á do "normal" quando entrar num meio mais rápido.
Por exemplo: Pensem que têm um vidro fora de casa. A luz, ao embater nesse vidro, é refractada, diminui de velocidade e aproxima-se do "normal", continuando, depois, o caminho. Ao entrar novamente no ar sofre outra refractação, afasta-se do "normal" e acelera. A direcção exacta do raio de luz, a esse ponto, pode ser calculada com a lei de Snell.

Sem comentários:

Enviar um comentário