Mostrar mensagens com a etiqueta apple. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta apple. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, outubro 16, 2009

Fotão

Estamos nós nestas andanças, a "falar" de luz e a maneira como refracte e reflecte (isso é a seguir, já agora) e ainda não sabemos exactamente o que é um fotão.
Ora bem, indulge yourselves.
Photon
Photon (segundo a Wikipédia)
E, para aqueles que não têm mais nada que fazer: The Nature of Light: What is a Photon?
Acontece que o fotão é para um campo electromagnético o que um empregado é para uma grande empresa, O Peão! Isto dito, um fotão é infinitamente mais interessante na sua posição de pião (sim eu sei escrever).
É uma partícula elementar, não tem massa* e é governado por física quântica (Du Du du DUUNN!!! Surpresa, surpresa!) exibindo dualidade de onda-partícula, isto é, pode ter comportamentos de onda e de partícula (mais uma vez, acho que já vimos alguma coisa - que, por acaso, é constituída por fotões - que tem estas qualidades).
Pelos vistos, o conceito moderno de fotão foi desenvolvido por nem mais que o nosso caro Einstein, gradualmente, uma vez que este se encontrou com alguns problemas do modelo de ondas de luz. Já haviam sido tentados vários modelos semiclássicos de representação da luz mas ainda baseados nas equações de Maxwell.
Com a descoberta do fotão, enormes avanços foram efectuados na física experimental e teórica (ver laser). Vejam lá, até nos computadores e comunicação óptica. Quantos de vós, gentes, seríeis capazes de viver sem Maçãs.

quinta-feira, outubro 01, 2009

Queixas e mais

Acho, acima de tudo, uma desgraça a não presença da minha muito querida Helvetica (Urza - é pesquisar minha gente - a guarde) e que tenha de a substituir com arial... Ora nunca eu cometeria tal profanidade, nunca eu usaria tal sujeitinho feioso. Nunca desceria tão baixo! Não fosse por protesto. Uso e permanecerei a usar neste blog até me dar ao trabalho de ver se a partir do html cá do sítio isto é remendável.
Bom... É a arial e o sistema operativo...


Seguindo em frente, o Prerelease de Zendikar foi no fim de semana passado e avizinha-se o release (marcado, como sempre, pela Release Party - a que eu não devo poder ir, para muito desagrado meu) e eu sei o que vou fazer assim que estiverem para venda os displays... Ah pois sei... Basta dizer que o rumor prévio era verdade.
Boa época de Extended (mais uma vez, procurem minha gente) para os que estão interessados, eu pessoalmente vou-me dedicar a T2 (idem).
Cheerio ;)